Mapa dos Reinos Nórdicos

Muito se sabe sobre o Universo de Yggdrasil, mas pouco se é conhecido como se funcionava em seus Reinos.
Esta pessoa que vos fala se interessou em pesquisar e encontrou respostas onde menos se esperava.

Ficou curioso?
Pois bem, funcionará da seguinte forma:
Toda terça-feira e quinta-feira, um novo artigo explicando os locais no Mapa dos Reinos Nórdicos; o total será de 9 artigos, que durarão cinco semanas.

Início: 25/09/12

Aguardem.




aeee! Então como prometido, começa hoje os artigos sobre Os Reinos Nórdicos! o/
Let's Go!

Artigo: 1
Data de: 25/09/12
FESTA SEM FIM

Guerreiros Vikings que morriam com honra nos campos de batalha se reencontravam na Pós-Vida em Valhalla, no luxuoso palácio de Odin - Valaskjalf - em Asgard, com 540 salões, jardins folheados a ouro e quartos cheios de pedras preciosas.
Aqui, os valentões seguiam fazendo tudo o que mais gostavam: duelar, paquerar as serviçais, contar piada e beber muito - o vinho de Odin nunca secava.






Artigo: 2
Data de: 27/09/12
COMUNA NATUREBA

Pertinho de Asgard, ficava Alfheim, repleta de bosques. Era habitada pelos elfos, criaturas com poderes mágicos que faziam sua casa em troncos de carvalho, faias, e azevinhos. Segundo os nórdicos, alguns humanos considerados dignos poderiam renascer como elfos depois de morrer.







Artigo: 3
Data de: 02/10/12
LADO B

As divindades nórdicas vinham de duas tribos inimigas: Aesir e Vanir. Com o tempo, eles fizeram as pazes, mas sobrou certo ressentimento. Os aesires ocupavam Asgard, enquanto os vanires se contentavam com Vanaheim, a oeste de Midgard.
O deus Heimdall, por exemplo, tinha casa em ambos os reinos, e fugia para Vanaheim quando a xita entre as tribos esquentava.







Artigo: 4
Data de: 04/10/12
NOSSO LAR

Para a Mitologia Nórdica, os homens viviam em Midgard. O nome pode ser traduzido como 'terra média' e não por acaso, inspirou o mundo descrito por J.R.R Tolkien em o filme "O Senhor dos Anéis". Além de humanos, recebia também gigantes, anões, elfos e deuses. As águas que circulavam o reino eram assombradas pela serpente gigante Jörmungandr. 




Artigo: 5
Data de: 09/10/12

TERRA FRIA, CORAÇÃO QUENTE

Ao norte de Midgard, ficava Jotunheim, onde tudo era tamanho GG.
Seus habitantes, os jotuns, eram gigantes feios e briguentos. Algumas mulheres, porém, eram bonitas: segundo o poema épica Edda, Thor, casado em Asgard com a deusa Sif, pulava a cerca com a jotuna Jarnsaxa.





Artigo: 6
Data de: 13/09/12


A SIBÉRIA NÓRDICA

Abaixo de Jotunheim, ficava Niflheim, a "terra das brumas", coberta de gelo o ano todo. Morar aqui era realmente um castigo.
Que o diga o dragão Nithhogg, que vivia aprisionado nas raízes da árvore Yggdrasill. 
Reza a Mitologia Nórdica, porém, que um dia ele finalmente destruiria as raízes e escaparia a tempo de participar do Ragnarök.




Artigo: 7
Data de: 16/10/12
GÊMEOS MALIGNOS

Além dos elfos bonzinhos de Alfheim, os vikings descreviam os elfos escuros, uma raça endiabrada, suja, porcalhona e que não gostava de luz. Por isso, eles moravam em Svartalfheim, uma terra cheia de túneis, onde trabalhavam como mineiros e ferreiros. 
Eram eles que causavam pesadelos aos homens, sussurrando coisas tenebrosas em seus ouvidos.

Artigo: 8
Data de: 18/10/12
CHAMAS DA VINGANÇA

Também junto as raízes de Yggdrasill, ao sul, ficava Muspellheim, a terra do fogo e da lava.
Era comandada por um dos inimigos clássicos de Thor: o gigante jotun Surtr.
Ele e seu exército de demônios ficavam na fronteira do reino, treinando para a batalha de Ragnarök.







Artigo: 9 (último)
Data de 23/10/12

O INFERNO DOS OUTROS

Quem morria de doença, velhice ou acidente ia para o mundo subterrâneo de Hel. A chefona do lugar, filha do deus trapaceiro Loki, também se chamava Hel (ou Hela, nos gibis).
Ao receber hóspedes no palácio Elvidnir ("mansão do sofrimento"), ela lhes oferecia um prato chamado "fome" que deveria ser comido com a faca da "penúria". Sinistro!





ALGUMAS CURIOSIDADES A MAIS....

* Piedoso, Thor mandou construir Thruthvangar, um palácio em Asgard para quem era "do bem", mas não havia morrido nas guerras.
* Na planície de Vigrid, perto da Comuna, aconteceria o Ragnarök, uma treta cósmica entre deuses, homens e gigantes que causaria o fim do mundo.
* Na Terra Fria, ficava um poço de sabedoria protegido pelo gigante Mimir. Para beber de sua água, Odin teve que dar seu olho esquerdo.
* Jotunheim batiza também uma cadeia de montanhas no sul da Noruega.
* Em Nástrond, prisão com jaulas de pedra em Hel, condenados recebiam gotas da saliva venenosa de Nithhogg enquanto ele roía Yggdrasil.


Espero que tenham gostado, e que admirem muito essa maravilha toda que a Mitologia Nórdica nos oferece (;

Principal Fonte: Revista Mundo Estranho, Edição 111.




2 comentários: