quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Artefatos Vikings

Estava eu á um tempo atrás, procurando livros sobre Mitologia na biblioteca da Escola. Encontrei uma coleção (Civilizações perdidas) com a última edição em 1999; um dos livros, fala sobre Vikings. "Vikings: Intrépidos Navegantes do Norte".
Não se pode retirar o livro então eu peguei "emprestado" e levei para casa, rs.

Agora vou mostrar-lhes 10 artefatos e fatos alheios que retirei do livro:


Arqueólogos deixam intacta uma área cruciforme para preservar os estratos cronológicos de uma escavação na Colônia Ocidental. Coberta de areia, resultado da erosão, estas e outras fazendas, parecem ter sido abandonadas subitamente por razões desconhecidas até dos habitantes da Colônia Oriental, mais antiga.



Uma pequena pedra rúnica descoberta na ilha de Kingiqtorsoaq, além do Círculo Polar Ártico, marcou o ponto mais setentrional alcançado pelos caçadores groenlandeses. A inscrição, aqui exibida em uma réplica, estava datada do final de Abril de algum ano do século XIV, sugerindo que os homens teriam passado o inverno na região desolada e coberta de gelo.



O esquema do cemitério da fazenda de Eric, 'o Vermelho', mostra a disposição típica das antigas sepulturas cristãs. A maioria dos homens foi enterrada ao sul da igreja, a maioria das mulheres ao norte, e quase todas as crianças a leste, e todos os corpos estavam direcionados para o levante. Acima, um antropometrista, que estuda as dimensões do corpo humano, toma as medidas de um crânio.



Com suas magníficas rochas vulcânicas, Godafoss ou 'cachoeira dos deuses' é uma das mais belas quedas d'água da Islândia. Ela recebeu esse nome na época da conversão do país ao cristianismo. Consta que um sacerdote pagão renunciou as suas crenças atirando seus ídolos nessas águas bravias.



1) Estas contas coloridas fabricadas a partir de blocos importados de vidro de diversas cores, derretidos em Jorvik, provavelmente eram usadas em um fio que pendia de dois broches presos aos ombros.
2) Pente feito de chifre de um veado, consistindo de várias placas seguras por rebites de ferro. Os chifres eram muito apreciados por sua resistência e sua flexibilidade. 
3) O par de dados, fabricado com ossos de animais, sugere que os jogos de azar e as apostas talvez fossem populares em Jorvik.



O único esqueleto completo da época viking encontrado em Coppergate repousava no fundo de uma fornalha abandonada destinada à fabricação de vidro, que mais tarde foi transformada em lixeira. O descuidado funeral de um homem de 25 a 35 anos sugere que sua morte talvez tenha resultado da guerra, ou de distúrbios civis.



O Evangelho de São Mateus, traz anotações em inglês arcaico no alto e abaixo do texto latino, neste manuscrito de Canterbury conhecido como Codex Aureus, atualmente em Estocolmo. As notas narram como, no século IX, o conde e sua mulher compraram o livro de um "exército pagão", provavelmente viking.



Uma muralha de terra e pedras circunda o sítio do antigo centro comercial de Birka, localizada em uma pequena ilha no centro da Suécia. O sucesso da cidade como entreposto de comércio se deveu à sua localização segura e à chamada Lei de Birka, que garantia os mesmos direitos aos vikings e aos estrangeiros.



Este belíssimo amuleto de prata do século X, proveniente da Suécia, representa o martelo de Thor, filho de Odin, o deus principal. Admirado por sua grande força, Thor se servia do martelo para combater as forças do mal.



E por último, nesta fotografia de 1880, espectadores curiosos observaram a equipe que retirou as pranchas e as peças de madeira extremamente bem preservadas do navio de 23 metros encontrado em Gokstad. Os 32 remos e os restos de 32 escudos sugerem uma tripulação de cerca de setenta remadores que as revezavam.



É isso por enquanto, continuem acompanhando o blog que está a vir muito mais. Thank


Nenhum comentário:

Postar um comentário