quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Evolução dos Navios Vikings

Falarei agora sobre a Evolução dos Navios Vikings. Retirei do livro que citei no post anterior, mas vou tentar por uns detalhes a mais a cada explicação.
Já vi gente falando que o único navio utilizado pelos vikings eram todos com o modelo do Oseberg; fiquei indignada então vou mostrar-lhes a evolução dos navios pra vocês:

Datado do período compreendido entre 500 e 300 a.C., o barco dinamarquês de Hjortspring foi construído com uma prancha larga com cordas e calafetadas com resina. Navegava impelido por uma espécie de pá larga.



O entabuamento do navio de Nydam, fabricado por volta de de 350 d.C., na Dinamarca, corria ao longo do casco e era fixado cm rebites de ferro. A propulsão da nau era feita através de remos mas, a exemplo do arco de Hjortspring, não possuía velas.



O navio Kvalsund, encontrado no oeste da Noruega, data de cerca de 700 d.C, e possuía uma quilha verdadeira, tornando-se mais resistente que seus predecessores. Também era mais amplo, mais longo e é provável que fosse dotado de um mastro e de uma vela.



Fabricado entre 800 e 850 d.C., o famoso navio de Oseberg é o mais belo barco viking encontrado até hoje (concordam?). Mas sua construção delicada e suas amuradas baixas sugerem que sua função fosse mais cerimonial que bélica. Temos que sugerir o Oseberg para o Zakk Wylde fazer o seu funeral então.




O poderoso navio de Gokstad, de cerca de 850 d.C., possuía uma quilha sólida, longarina larga e um mastro de 13 metros, que sustentava uma vela quadrada. O remo que servia de leme era montado na popa, do lado direito.



Encontrado no fiorde dinamarquês de Roskilde, o Skuldelev Wreck I era um knorr, navio navio mercante de amuradas altas, próprio para transportar carga e animais. Esse tipo de barco, que navegava sobretudo a vela, era o cavalo de batalha da frota viking.



O Skuldelev II foi apenas parcialmente restaurado, mas é o mais longo navio viking jamais encontrado. A exemplo de Wreck I, foi construído por volta de 1000 d.C. e talvez tenha diso usado em invasões além-mar. 


Admitam que o Oseberg é o mais bonito. :D
Thank


Instrumento de fonte: Livro
Coleção: Civilizações Perdidas
"Os vikings: Intrépidos Navegantes do Norte"
Editora: Editores de Time-Life Livros - Abril Coleções, Rio de Janeiro
Última edição: 1999




Nenhum comentário:

Postar um comentário